Moda X Relógio
Ao analisar o macroprocesso da indústria da
moda conforme figura abaixo, nos deparamos, com muitas etapas até a roupa
chegar ao destino final que é o consumidor.
Como as informações chegam numa
velocidade alucinante e o consumidor tem necessidade de novidades em um espaço
de tempo cada vez menor, as empresas trabalham contra o relógio, para saírem na
frente e tentarem surpreender seus concorrentes, criando coleções que irão
agradar o seu público.
Problema:
- Como ainda existem muitas
empresas de moda de pequeno porte, muitas delas não possuem seus processos
descritos, geralmente uma única pessoa tem que dar cuidar de cada um destes
processos.
- Em qualquer empresa, nunca se
tem ao certo qual será a aceitação do público a uma nova coleção, mas como
geralmente a material prima é comprada com antecedência, frequentemente se tem
muita sobra de materiais em estoque, principalmente se a produção for de
modinha.
Solução:
- As empresas precisam ter seus
processos mapeados e o empresário precisa saber delegar para não sobrecarregar
suas ações.
- Os estoques precisam ser
muito bem controlados, pois pode acontecer do lucro de uma coleção ficar toda
no estoque e geralmente o que foi moda em um ano, como cores e estampas, no
outro não se usa mais.
- A empresa precisa achar uma
solução para diminuir o tempo entre a venda da coleção e a entrega do produto
ao lojista e só o estudo aprofundado da logística pode ajudar nesta situação.
E você, cria soluções para
correr contra o relógio?
2 comentários:
Consumidor= mulheres.
Se depender dos homens a moda para em um tipo de roupa só e nunca mais se fabrica nada diferente.
Verdade o comentário acima hehe... mas não podemos generalizar, porque os homens estão cada vez mais exigentes :) e nós mulheres, sem querer generalizar, temos sede de novidades... mas uma boa solução para estas empresas que acredito eu mtas delas já estão colocando em prática é o lançamento semanal,outra alternativa para as de pequeno porte é fabricar 3 peças de cada modelo por exemplo assim quem comprar... comprou, não adquirir gde quantidade de matéria prima que seja mto direcionada, na verdade é conj. de ações neh??? mas tudo isso faz parte do jogo ;)
Bjaummm
http://www.mulheressuperestilosas.com.br
@super_estilosas
Postar um comentário