Moda X Relógio

08:00:00 , , 2 Comments


Ao analisar o macroprocesso da indústria da moda conforme figura abaixo, nos deparamos, com muitas etapas até a roupa chegar ao destino final que é o consumidor.



Como as informações chegam numa velocidade alucinante e o consumidor tem necessidade de novidades em um espaço de tempo cada vez menor, as empresas trabalham contra o relógio, para saírem na frente e tentarem surpreender seus concorrentes, criando coleções que irão agradar o seu público.

Problema:
- Como ainda existem muitas empresas de moda de pequeno porte, muitas delas não possuem seus processos descritos, geralmente uma única pessoa tem que dar cuidar de cada um destes processos.
- Em qualquer empresa, nunca se tem ao certo qual será a aceitação do público a uma nova coleção, mas como geralmente a material prima é comprada com antecedência, frequentemente se tem muita sobra de materiais em estoque, principalmente se a produção for de modinha.

Solução:
- As empresas precisam ter seus processos mapeados e o empresário precisa saber delegar para não sobrecarregar suas ações.
- Os estoques precisam ser muito bem controlados, pois pode acontecer do lucro de uma coleção ficar toda no estoque e geralmente o que foi moda em um ano, como cores e estampas, no outro não se usa mais.
- A empresa precisa achar uma solução para diminuir o tempo entre a venda da coleção e a entrega do produto ao lojista e só o estudo aprofundado da logística pode ajudar nesta situação.

E você, cria soluções para correr contra o relógio?

Professora e pesquisadora de redes sociais! 💻 Nos negócios. 🎓 Na educação. 👤 Na vida pessoal. Graduada em matemática, especialista em gestão empresarial, ensino por competência e metodologias diferenciadas.

2 comentários:

Unknown disse...

Consumidor= mulheres.
Se depender dos homens a moda para em um tipo de roupa só e nunca mais se fabrica nada diferente.

Verdade o comentário acima hehe... mas não podemos generalizar, porque os homens estão cada vez mais exigentes :) e nós mulheres, sem querer generalizar, temos sede de novidades... mas uma boa solução para estas empresas que acredito eu mtas delas já estão colocando em prática é o lançamento semanal,outra alternativa para as de pequeno porte é fabricar 3 peças de cada modelo por exemplo assim quem comprar... comprou, não adquirir gde quantidade de matéria prima que seja mto direcionada, na verdade é conj. de ações neh??? mas tudo isso faz parte do jogo ;)

Bjaummm

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