Especial FNQ: Orientação por Processos e Informações


Definição da FNQ: Compreensão e segmentação do conjunto das atividades e processos da organização que agreguem valor para as partes interessadas, sendo que a tomada de decisões e execução de ações deve ter como base a medição e análise do desempenho, levando-se em consideração as informações disponíveis, além de incluir os riscos identificados.

Este não é um dos fundamentos mais óbvios, é preciso um pouco de raciocínio para entender, mas ele é de muita importância, pois trata das decisões das empresas.

Se você precisa fazer algo ou tomar alguma decisão, precisa ser orientado por processos (como fazer, planejamento) e informações (quanto de dinheiro pode custar, quanto tempo, quem é o concorrente, quantos clientes vão atingir). Não pode tomar uma decisão, só no que você considera certo, sem ter as informações necessárias para analisar os riscos.

Problema:
- Raramente as pessoas usam os processos e informações que possuem para orientação nas ações, pois muitas vezes, não sabemos como levantar essas informações.
- Falta de registro das informações, principalmente dos clientes de empresas pequenas.



Solução:
- O vídeo mostra que as pessoas estavam orientadas por processos (sabiam o que tinham que fazer) e Informações (quando e como fazer), pois o resultado foi perfeito.
- Saiba no mínimo: quem são, quantos e com que frequência seus clientes o visitam. Registre tudo, seja qual for à forma, vale sistema, planilha ou papel.
- Também tente descrever os processos que sua empresa realiza, não guarde só na cabeça, por mais simples que eles pareçam ser.

Indicação: A Fundação Nacional da Qualidade disponibiliza cursos gratuitos on-line, participe acessando o link: http://www.fnq.org.br/site/458/default.aspx


E você, costuma se orientar por processos e informações?

Professora e pesquisadora de redes sociais! 💻 Nos negócios. 🎓 Na educação. 👤 Na vida pessoal. Graduada em matemática, especialista em gestão empresarial, ensino por competência e metodologias diferenciadas.

2 comentários:

Thá em primeiro lugar adorei o vídeo, ainda não conhecia, e adorei o post tb, lá na loja, anotamos tudo desde as ações mais básicas até as mais elaboradas, sabemos exatamente qdo uma cliente foi a primeira vez na loja, o por quê, qdo voltou a segunda, o que comprou em valores e quantidade, sabemos tb os itens mais vendidos, o tem giro, o que não, sabemos quais ações deram mais resultados, analisando custos x lucro obtido, tudo isso é importante para mantermos um foco e estarmos sempre preparadas para inovar, uma vez que o mercado muda constantemente...

Bjaummm
Cris

http://www.mulheressuperestilosas.com.br

Jamile Botelho disse...

Que máximo esse vídeo...e concordo com o que vc e a Cris escreveram...por menor que seja, uma empresa precisa ter todos os processos escritos em forma de procedimento e é claro salvos em locais onde as pessoas autorizadas tenham acesso...informação é uma coisa que se "deve" passar adiante...guardar segredinhos é arcaico e ultrapassado...já passei por situações de ter que ligar para o "fulano" que pegou férias e levou dentro da cabeça dele, muitas informações importantes...é inaceitável néan...mas ainda acontece...Beijinhos ~.~

http://www.diariodocoquefrouxo.com.br/

@MissJota