Especial FNQ: Orientação por Processos e Informações
Definição da FNQ: Compreensão e segmentação do
conjunto das atividades e processos da organização que agreguem valor para as
partes interessadas, sendo que a tomada de decisões e execução de ações deve
ter como base a medição e análise do desempenho, levando-se em consideração as
informações disponíveis, além de incluir os riscos identificados.
Este não é
um dos fundamentos mais óbvios, é preciso um pouco de raciocínio para entender,
mas ele é de muita importância, pois trata das decisões das empresas.
Se você
precisa fazer algo ou tomar alguma decisão, precisa ser orientado por processos
(como fazer, planejamento) e informações
(quanto de dinheiro pode custar, quanto
tempo, quem é o concorrente, quantos clientes vão atingir). Não pode tomar
uma decisão, só no que você considera certo, sem ter as informações necessárias
para analisar os riscos.
Problema:
- Raramente as pessoas usam os processos e informações que possuem para
orientação nas ações, pois muitas vezes, não sabemos como levantar essas
informações.
- Falta de registro das informações, principalmente dos clientes de
empresas pequenas.
Solução:
- O vídeo mostra que as pessoas estavam orientadas por processos (sabiam o que tinham que fazer) e
Informações (quando e como fazer),
pois o resultado foi perfeito.
- Saiba no mínimo: quem são, quantos e com que frequência seus clientes
o visitam. Registre tudo, seja qual for à forma, vale sistema, planilha ou
papel.
- Também tente descrever os processos que sua empresa realiza, não
guarde só na cabeça, por mais simples que eles pareçam ser.
Indicação: A Fundação
Nacional da Qualidade disponibiliza cursos gratuitos on-line, participe
acessando o link: http://www.fnq.org.br/site/458/default.aspx
2 comentários:
Thá em primeiro lugar adorei o vídeo, ainda não conhecia, e adorei o post tb, lá na loja, anotamos tudo desde as ações mais básicas até as mais elaboradas, sabemos exatamente qdo uma cliente foi a primeira vez na loja, o por quê, qdo voltou a segunda, o que comprou em valores e quantidade, sabemos tb os itens mais vendidos, o tem giro, o que não, sabemos quais ações deram mais resultados, analisando custos x lucro obtido, tudo isso é importante para mantermos um foco e estarmos sempre preparadas para inovar, uma vez que o mercado muda constantemente...
Bjaummm
Cris
http://www.mulheressuperestilosas.com.br
Que máximo esse vídeo...e concordo com o que vc e a Cris escreveram...por menor que seja, uma empresa precisa ter todos os processos escritos em forma de procedimento e é claro salvos em locais onde as pessoas autorizadas tenham acesso...informação é uma coisa que se "deve" passar adiante...guardar segredinhos é arcaico e ultrapassado...já passei por situações de ter que ligar para o "fulano" que pegou férias e levou dentro da cabeça dele, muitas informações importantes...é inaceitável néan...mas ainda acontece...Beijinhos ~.~
http://www.diariodocoquefrouxo.com.br/
@MissJota
Postar um comentário