Especial FNQ: Conhecimento sobre o Cliente e o Mercado


Definição da FNQ: Conhecimento e entendimento do cliente e do mercado, visando a criação de valor de forma sustentada para o cliente e, consequentemente, gerando maior competitividade nos mercados.

Você conhece seus clientes? Sabe quantos sãos? Com que frequência visitam sua loja ou solicitam seus serviços? Quanto gastam com sua marca, por mês e por ano? Fazem compras on-line? São casados, possuem filhos? Em que classe social a maioria está situada? Como sua empresa faz contato com seus cliente?

Se você conseguiu responder estar perguntas você conhece seus clientes e o seu mercado, se não conseguiu é bom buscar as respostas logo.




Tire o foco do rapaz correndo e do carro,
quem conhece bem o seu cliente no vídeo é outra coisa.


Problema:
- Uma grande parte das empresas raramente consegue responder estas perguntas, nem todas estão preocupadas em ter o registro das informações do seu maior e mais precioso bem, seus clientes.

Solução:
- Perca um pouco mais de tempo com o seu cliente, tente realizar um cadastro que funcione, pode ser uma simples planilha no Excel, mas tenha sempre em mãos estas importantes informações. 

Indicação: A Fundação Nacional da Qualidade disponibiliza cursos gratuitos on-line, participe acessando o link: http://www.fnq.org.br/site/458/default.aspx


E você, conhece o seu cliente e o seu mercado? 

Professora e pesquisadora de redes sociais! 💻 Nos negócios. 🎓 Na educação. 👤 Na vida pessoal. Graduada em matemática, especialista em gestão empresarial, ensino por competência e metodologias diferenciadas.

0 comentários: