Especial FNQ: Conhecimento sobre o Cliente e o Mercado
Definição da FNQ: Conhecimento e
entendimento do cliente e do mercado, visando a criação de valor de forma
sustentada para o cliente e, consequentemente, gerando maior competitividade
nos mercados.
Você conhece seus clientes? Sabe quantos sãos?
Com que frequência visitam sua loja ou solicitam seus serviços? Quanto gastam
com sua marca, por mês e por ano? Fazem compras on-line? São casados, possuem
filhos? Em que classe social a maioria está situada? Como sua empresa faz
contato com seus cliente?
Se você conseguiu responder estar perguntas
você conhece seus clientes e o seu mercado, se não conseguiu é bom buscar as
respostas logo.
Tire o foco do rapaz correndo e do
carro,
quem conhece bem o seu cliente no vídeo é
outra coisa.
Problema:
- Uma grande parte das empresas raramente consegue responder
estas perguntas, nem todas estão preocupadas em ter o registro das informações
do seu maior e mais precioso bem, seus clientes.
Solução:
- Perca um pouco mais de tempo com o seu cliente, tente
realizar um cadastro que funcione, pode ser uma simples planilha no Excel, mas
tenha sempre em mãos estas importantes informações.
Indicação: A
Fundação Nacional da Qualidade disponibiliza cursos gratuitos on-line,
participe acessando o link: http://www.fnq.org.br/site/458/default.aspx
E você, conhece o seu
cliente e o seu mercado?
0 comentários:
Postar um comentário