Eficiência x Eficácia

Atualmente este é um assunto muito discutido na gestão dos negócios e muitas pessoas buscam compreender a diferença de Eficiência e Eficácia!
Tenho por costume utilizar um exemplo bem simples para explicar estas duas palavras: o ato de fazer um bolo em uma padaria.
Todo processo precisa ter no mínimo duas premissas: ser bom para o dono do negócio e bom para o cliente.
Partindo dessas duas colocações vamos aos fatos:
– Para o cliente não importa o processo e sim o resultado. Logo a padaria pode ter tido desperdícios e falhas no processo, mas se no final o bolo ficou saboroso é isso que importa pra ele.
– Para o dono do negócio é muito importante o processo, pois é nele que serão empregados os maiores custos para gerar o resultado, desta forma desperdícios, retrabalho, falhas, precisam ser corrigidas. O resultado também é importante, pois se apenas o processo foi correto, mas o cliente não gostar do bolo, o resultado não foi o esperado.
Aí está a diferença de “eficiência e eficácia”.
Se o bolo ficar do agrado do cliente, a padaria atingiu a eficácia.
Mas se para fazer este bolo a padaria gastou mais do que devia, tendo desperdícios no processo, ela não obteve a eficiência.
Logo a eficiência está relacionada com o processo e é importante para a sobrevivência do negócio, já a eficácia está relacionada com a satisfação que o cliente teve com o produto, ou seja, o resultado.
A padaria não pode ter apenas eficiência, visto que se economizar demais e fazer um bolo seco e com pouco recheio o cliente não comprará novamente.
Análise seus processos e veja se a sua empresa produz produtos e serviços com eficiência e eficácia.
Deixe um comentário ;)

Professora e pesquisadora de redes sociais! 💻 Nos negócios. 🎓 Na educação. 👤 Na vida pessoal. Graduada em matemática, especialista em gestão empresarial, ensino por competência e metodologias diferenciadas.

0 comentários: