Case de Logística: ZARA

08:30:00 , , 2 Comments


Vocês já pararam para pensar como é complexa a GESTÃO de uma empresa de MODA?

O Mercado da Moda é extramente competitivo e inconstante, além de possuir muitos processos, desde a análise da tendência até o produto final, à peça passa por muitas mãos.

Este processo todo é chamado de Logística, e hoje uma das empresas de moda referência em Logística é a conhecida ZARA.

Problemas encontrados em uma empresa de moda:
- Geralmente desenvolvem uma coleção por estação.
- Excesso de estoque de tecidos.
- Enviam as roupas embaladas em sacos plásticos e dentro de caixas.
- Gastos gigantescos com marketing, criação de catálogos, desfiles de coleções, propagandas na TV e em revistas de moda.
- Geralmente querem ditar tendências.

Soluções encontradas pela ZARA:
- Lança artigos novos nas prateleiras duas vezes por semana.
- Possui os tecidos na cor crua e vão tingindo conforme necessidade.
- Envia as roupas em cabides e já etiquetas com os preços, pronta para a venda.
- Não utiliza publicidade, o marketing está na própria loja, que estão localizadas em pontos privilegiados, mudanças constantes das vitrines e coleções.
- Não dita tendência, prefere segui-las.

Com estas soluções de Logística encontradas pela ZARA, a empresa conseguiu ter um corte de desperdício muito grande. Os concorrentes chegam em épocas de liquidação com 35% da coleção, na Zara, as liquidações não chegam à 15% da produção.

E você, já parou para pensar na cadeia produtiva da roupa que está usando?

Professora e pesquisadora de redes sociais! 💻 Nos negócios. 🎓 Na educação. 👤 Na vida pessoal. Graduada em matemática, especialista em gestão empresarial, ensino por competência e metodologias diferenciadas.

2 comentários:

Jamile Botelho disse...

Oi Tha...muito legal esse Case da Zara, com certeza é um ótimo exemplo...tbm já li sobre a rede, é muito interessante, eles tem uma logiśtica super planejada, com muita diminuição de custos, por isso o preço final é super bacana e bem acessível para nós, mulheres reais...claro que tem um "facilitador" ali, pois como vc falou, a Zara não cria a tendência e sim a segue...porém, é muito eficiente nisso e por isso a Zara é esse sucesso mundial...

Beijinhos ~.~

http://www.diariodocoquefrouxo.com.br/

@MissJota

Com toda certeza que sim, já parei pra pensar na cadeia produtiva, mas te confesso que me contasse uma novidade agora, não sabia em detalhes como funcionava todo o processo produtivo da Zara, se eu já era fã da marca, fiquei mto mais, acho fantástico essa preocupação, onde trabalho posso observar também o cuidado de algumas marcas em mandar as peças já etiquetadas com os preços finais, produzir peças ecologicamente corretas, com reaproveitamento de materiais recicláveis como as garrafas Pet por exemplo, como fez a PUC uma marca infantil que produziu camisetas com esses materiais reciclados, outra coisa que a PUC faz é aproveitar as sobras de tecidos quem conhece a marca sabe que eles trabalham mto com o mix de estampas, isso se deve também as sobras, além disso algumas peças como os pijamas vem uma roupinha pra boneca igual, acho isso bárbaro, que outras empresas passem a ter também esses cuidados o mundo agradece!!!

Bjaummm
Cris

http://www.mulheressuperestilosas.com.br